LARI – Laboratório de Relações Internacionais

lari

O LARI, Laboratório de Relações Internacionais, surgiu em fevereiro de 2010, com o objetivo de proporcionar um ambiente de pesquisa e suporte à prática profissional. Ampliando o conhecimento dos discentes e instigando-os a explorar os diversos aspectos das Relações Internacionais, foi no âmbito do LARI que surgiram os primeiros grupos de pesquisa. Além de outras oportunidades, nossos alunos já publicaram em mais de uma oportunidade artigos em conferências internacionais, nas quais puderam participar de palestras sobre os temas de interesse e que os pudessem auxiliar a seguir na carreira que almejam.

Dentre os grupos de pesquisa criados no LARI, estão:

GAP – Grupo de Análise de Potencialidades Internacionais para a cidade de Foz do Iguaçu: surgiu em 2012 com o objetivos de analisar as oportunidades de Foz do Iguaçu nas Relações Internacionais e promover conhecimento e o debate acerca da emergência dos chamados novos atores e a sua relevância nas Relações Internacionais.
Por intermédio do GAP os discentes tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica ao setores de Cooperação Técnica Internacional e Captação de Recursos da Fundação do Parque Tecnológico Itaipu, participar da Mesa-redonda sobre “Áreas de Proteção Ambiental em região da Fronteira Internacional”, além de participarem da aula magna sobre “A crise hegemônica na América Latina”, com o sociólogo e cientista político Emir Sader.

GPM – Grupo de Pesquisa em Migrações: tendo seu início em 2012, o GPM é destinado à pesquisa das migrações internacionais na Tríplice Fronteira, objetivando traçar a história das migrações libanesa e chinesa na região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).
Por meio do GPM, os discentes puderam obter mais conhecimento sobre a cultura e identidades de ambas comunidades, além de obterem experiências enriquecedoras em visitas, palestras, entrevistas e até mesmo a publicação de artigos em eventos internacionais como a “Jornada de Relaciones Internacionales da FLACSO” em Buenos Aires, na Argentina.

GPOI – Grupo de Pesquisa em Organizações Internacionais: criado em 2012, tem como finalidade estimular a pesquisa entre os graduandos, de forma a aprofundar o debate sobre as Organizações Internacionais, promover o debate sobre as agendas contemporânesas da Relações Internacionais sob a ótica das Organizações Internacionais, desenvolvendo competências e habilidades para a aplicação do conhecimento em diferentes contextos.
Entre as principais atividades promovidas pelo GPOI destaca-se a Simulação das Organização das Nações Unidas, a qual também teve seu início em 2012. A Simulação das Nações Unidas tem como objetivo dar continuidade às pesquisas feitas nas reuniões do GPOI, assim como proporcionar ao aluno a oportunidade de exercer o poder argumentativo, de negociação, capacitando os discentes e promovendo debates de alto nível em torno das principais questões internacionais da atualidade.

GPEX – Grupo de Pesquisa em Política Externa: iniciado em 2013, o GPEX tem como objetivo a compreensão holística da política externa latino-americana a partir da visão de seus próprios países no período democrático, analisando comparativamente o posicionamento dos principais países da região com relação ao MERCOSUL.
Por meio do GPEX foi possível que os discentes participassem do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Local, palestra sobre Formas de Entrada nos Mercados Internacionais, Visita à Bolsa de Valores de Buenos Aires além da participação e apresentação de artigos na Conferência da FLACSO-ISA 2014, em Buenos Aires, Argentina.

Para maiores informações, visite o Blog do Lari: http://blogdolari.blogspot.com.br/

Por Nayara Luz
Comissão Organizadora
VI Simulação da Faculdade Anglo-Americano de Foz do Iguaçu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s